Filosofia
TRABALHO DE COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA
FILOSOFIA
Professor Antônio Neres de Meira
2014
O problema do conhecimento.
Conhecimento, informação e sabedoria
O Conhecimento é o pensamento que resulta da relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido.
O conhecimento pode designar o ato de conhecer, enquanto relação que se estabelece entre a consciência que conhece e o mundo conhecido. Mas o conhecimento também se refere ao produto, ao saber adquirido e acumulado pelo homem.
Na verdade, ninguém inicia o ato de conhecer de uma forma virgem, pois esse ato é simultâneo à transmissão pela educação dos conhecimentos acumulados em uma determinada cultura. No correr dos tempos, a razão humana adquire formas diferentes, dependendo da mentira pela qual o homem entra em contato com o mundo que o cerca. A razão é histórica e vai sendo tecida na trama da existência humana. Então, a capacidade que o homem tem, em determinado momento, de discernir as diferenças e as semelhanças, e de definir as propriedades dos objetos que o rodeiam, estabelece o tipo de racionalidade possível naquela circunstância
Todo conhecimento dado tende a esclerosar-se no habito, nos clichês, no preconceito, na ideologia, na rigidez das “escolas”. Esse conhecimento precisa ser revitalizado pela construção de novas teorias e pelo despertar de novas sensibilidades.
A teoria do conhecimento é uma disciplina filosóficas que investiga quais são os problemas decorrentes da relação entre sujeito e objeto do conhecimento, bem como as condições do conhecimento verdadeiro.
Embora os filósofos da Antiguidade e as Idade Média tratassem de questões referentes ao conhecimento, não se pode dizer que a teoria do conhecimento existisse enquanto disciplina independente, pois essas questões se achavam vinculadas aos textos de metafisica. Surge como disciplina autônoma apenas na Idade Moderna, quando os filósofos se ocupam de forma