Filosofia
A sociedade de hoje em dia vive baseada no “ter”, esquecemos os princípios e cada vez mais nos baseamos no “ter”. O Natal, todos esperam receber presentes e não primeiramente a união, ou seja, bens materiais estão sendo mais importantes que a família. Somos induzidos cada dia mais a consumir, não por uma questão de necessidade mais sim por uma questão de status, as pessoas estão sendo diferenciadas pelas roupas que usam, o carro que dirigem, a casa, ..., tudo que se relaciona com bens materiais está servindo para diferenciar pessoas. Sentimos-nos melhores em sair na rua e comprarmos algo? Sim é claro, será que nós precisávamos daquilo? Isso vai se tornando repetitivo no decorrer dos dias, meses e anos. A necessidade de comprar para aumentar a auto-estima.Com a chegada do natal as campanhas de mobilização começam, agora paramos para pensar o quanto gastamos com coisas “inúteis”, nos sensibilizamos e ajudamos,mais passado uma semana uma boa parcela dos colaboradores esquecem as campanhas e voltam para o CICLO DO CONSUMISMO.
Palavras-chave: ter, bens materiais, consumo.
1.INTRODUÇÃO
Trabalho para obtenção de nota do 4° Bimestre na matéria de Filosofia. Neste trabalho estarei comentando sobre o consumismo, que esta cada dia mais levando pessoas a esse ciclo se fim.
2.DESENVOLVIMENTO
O simbolismo do Natal representa um dos valores mais sublimes da civilização cristã: a esperança de renovação da ordem do mundo. Todavia todos os valores sagrados são profanados pela ideologia capitalista, e as artimanhas publicitárias capitaneadas pela sociedade de consumo transformam a celebração natalina em um evento dissociado de seu objetivo primordial. A prova de amor entre os entes queridos consiste em dar presentes caros e sofisticados. A jovem agradece em uma rede social aos seus progenitores pela dádiva, um automóvel, declarando “Amo vocês”. Será