Filosofia
Cada teoria do conhecimento constitui, portanto, uma reflexão filosófica com o objetivo de investigar as origens, as possibilidades, os fundamentos, e extensão e o valor de conhecimento.
2 – Conhecer é representa cuidadosamente o que é exterior a mente. É a interpretação do que o conhecimento é, uma “imagem” ou “reprodução” mental da coisa conhecida.
3 – os elementos básicos que distingue no processo de conhecimento são dois elementos que estão relacionados: Um sujeito reconhecedor (nossa consciência, nossa mente) e um objetivo conhecido ( a realidade, o mundo os inúmeros fenômenos).
Dependendo da corrente filosófica, maior importância ao sujeito ou ao objetivo.
4 – De acordo co o Realismo as percepções que temos nos objetivos são reais, ou seja, correspondem de fato com as características presentes nesse objetivo, na realidade.
Já no Idealismo, o sujeito é que predomina em relação ao objeto, isto é a percepção da realidade é construída pela nossas idéias, pela nossa consciência. Com isso os objetivos seriam construídos com a percepção do sujeito.
5 – Verdade (conhecimento) existe prova, é possível ser provada pelo conhecimento cientifico. A representação é uma forma de demonstrar a verdade, um filme pode contar a verdade uma representação.
6 – Segundo a explicação de Kant na tentativa de resolver esse impares nos disse que sim é possível ter conhecimento porem o conhecimento pode ser limitado e ocorrer sob condições específicas.
7 – Quem a formular foi Locke, e quer dizer que numa mente é um papel em branco, Ele fazia parte de Empirismo que tem como base a valorização dos sentimentos. Eles acreditam em todas as idéias vem da percepção