Filosofia
Nome: Gustavo Pansiere Zavarise 3ª V02
8) Encontre no texto aspectos do pensamento de Adorno e Horkheiner que caracterizam o que poderia definir como "pessimismo teórico" desses dois fólosofos.
Adorno e Horkheimer em sua obra, ao discutir o ser humano e o desenvolvimento de suas obras espirituais e materiais que culminaram em nosso mundo atual, realizam uma crítica dos conceitos puramente positivos de esclarecimento e progresso presentes nessa “história dos vencedores”. Os autores, em relação aos outros críticos do progresso, como os decadentistas ou os irracionalistas diferem deles neste aspecto. Não se trata de negar a razão ao entender toda a sua trajetória como uma de dominação. Fazer isto seria voltar a condição que encontra figura na passagem da Odisséia, em que Ulisses e seus marujos param na ilha dos comedores de lótus. Os habitantes passam o dia alimentando-se de lótus, completamente hipnotizados e entorpecidos pelo sabor divino da flor. Nesta ilha os homens eram felizes, comungados com a natureza, no ato de comer a lótus. “Uma vez comida a flor, os homens mergulham em uma relação harmoniosa com o seu meio. Mas a harmonia e a felicidade criadas não são frutos de um trabalho autoconsciente”.[Adorno e Horkheimer ao fazerem sua crítica não a fazem em defesa de um irracionalismo contra racionalidade dominante; apontam os elementos que potencialmente levam à decadência a fim de prevê-los e não de modo resignado.
9) Em que difere o pensamento de Benjamin do de Adorno e Horkheimer?
O pensamento de Benjamin distingue-se do de Adorno e Horkheimer por sua postura mais otimista em relaçãoà indústria cultural. Destaca o fato de que, mediante as técnicas de reprodução (discos, reprografia e processossemelhantes), a arte se tornaria acessível a todos. Enquanto Adorno e Horkheimer entendiam que a culturaveiculada pelos meios de comunicação de massa não permitiria que as classes assalariadas assumissem umaposição crítica em relação à