MODELO DE FICHAMENTO 8 Ano 1 Per Odo 2015
NOME:
Julia Daudt de Faro Salamonde
TURMA:
8_- MA 2___
TEMA
ESPECÍFICO
Clonagem Humana
REFERÊNCIAS / FONTES: Disponível em: < http://www.brasilescola.com/biologia/clonagem-de-seres-humanos.htm >. Acesso em: 26/3/2015
PALAVRAS-CHAVE:
Clogangem natural
Clonagem reprodutiva
Clonagem terapêutica
RESUMO
A clonagem humana é a imitação perfeita de um ser humano através de reprodução assesuada. Esse método de reprodução gera seres geneticamente idênticos à matriz utilizada.
Clones são células ou organismos originários de uma única célula, sendo idênticos a ela. A clonagem pode ser natural, como é o caso de muitos vegetais, protozoários e fungos e também de gêmeos idênticos.
A primeira clonagem não natural, isto é, induzida pelo homem, foi a ovelha Dolly. Dolly foi clonada a partir de uma célula somática diferenciada, elaborada a partir da transferência do núcleo de uma célula somática da glândula mamária de uma ovelha branca para um óvulo sem núcleo, de uma ovelha negra. Dolly nasceu idêntica à dona do núcleo (nasceu branca).
Tal novidade abriu portas para novas pesquisas, uma vez que até então se acreditava que células somáticas diferenciadas não poderiam ser capazes de originar diversos tipos de tecidos diferentes.
Porém a questão da reprodução humana é muito controversa e em 2003 foi assinado um documento no qual diversos países, inclusive o Brasil, proibem esse tipo de clonagem em humanos, denominada clonagem reprodutiva. Grande parte das religiões considera esta prática criminosa, pois só a Deus cabe a criação dos seres vivos.
Por outro lado, surge a possibilidade da clonagem terapêutica, ou clonagem para fins biomédicos. Esta se diferencia da clonagem reprodutiva porque não tem como objetivo a implantação da célula, o que inviabiliza a possibilidade de se gerar um novo ser vivo, clonado. Assim, a clonagem terapêutica permite com que, a partir de células capazes de se diferenciar, qualquer tipo de tecido seja formado. A clonagem