Filosofia
Trocador de calor é o dispositivo usado para realizar o processo da troca térmica entre dois fluidos em diferentes temperaturas. Este processo é comum em muitas aplicações da Engenharia. Podemos utilizá-los no aquecimento e resfriamento de ambientes, no condicionamento de ar, na produção de energia, na recuperação de calor e no processo químico. Os trocadores de calor são equipamentos de extrema importância para a engenharia. Foram desenvolvidos muitos tipos de trocadores de calor para diversos campos da indústria, como usinas elétricas, usinas de processamento químico, ou em aquecimento e condicionamento de ar. Existem também aplicações domésticas bastantes comuns como em geladeiras e ar condicionados. Esse equipamento foi projetado para trocar calor entre fluidos, segundo as leis da termodinâmica, e, portanto proporcionar o reaproveitamento da energia térmica presente nos fluidos quentes. Dessa forma, ao conservar a energia, os trocadores de calor tornam-se importantes ferramentas para a preservação do meio ambiente.
2. Principais Tipos de Trocadores de Calor
2.1. Trocador de Calor Duplo Tubo
O trocador de calor duplo tubo é composto por dois tubos concêntricos, geralmente com dois trechos retos e com conexões apropriadas nas extremidades de cada tubo para dirigir os fluidos de uma seção a outra. A esse conjunto em forma de "U" dá-se o nome de grampo.
Em geral, com o intuito de se aumentar a área de troca térmica, esses trocadores são compostos por vários grampos conectados em série.
Nesses trocadores um fluido escoa no interior do tubo interno e o outro no espaço anular existente entre os dois tubos, e a troca térmica ocorre através da parede do tubo. A alimentação dos fluidos pode ser em paralelo ou em contracorrente
O tubo interno pode ser liso ou aletado. O tubo aletado é indicado quando o fluido escoa no espaço anular apresenta baixo coeficiente de transferência de calor por convecção.
As principais vantagens são: facilidade de