filosofia
1. Como surgiu a filosofia? Quais as diferenças entre o pensamento filosófico e o Mito?
Surgiu com a necessidade de se buscar o conhecimento racional.
O mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial, longínquo e fabuloso, voltando-se para o que era antes que tudo existisse tal como existe no presente. A Filosofia, ao contrário, se preocupa em explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro (isto é, na totalidade do tempo) e o mito falava em Urano, Ponto e Gaia; a Filosofia fala em céu, mar e terra. O mito narra a origem dos seres celestes (os astros), terrestres (plantas, animais, homens) e marinhos pelos casamentos de Gaia com Urano e Ponto. A Filosofia explica o surgimento desses seres por composição, combinação e separação dos quatro elementos - úmido, seco, quente e frio, ou água, terra, fogo e ar.
2. Quais as teses que explicam o surgimento da filosofia, na Grécia? Qual delas é mais aceitável?
A tese na qual os gregos impuseram tais transformações nos conhecimentos orientais que até pareceria terem criado sua própria cultura a partir de si mesmos, “milagre grego” que nasceu com espontaneidade, único e sem par, como é próprio de um milagre, e outra na qual nasceu na região de Mileto e por último a tese em que os gregos foram um povo excepcional, sem nenhum outro semelhante a eles, nem antes e nem depois deles, e por isso somente eles poderiam ter sido capazes de criar a Filosofia.
A mais aceitável depois de muitos estudos históricos, arqueológicos, lingüísticos, literários e artísticos corrigiram os exageros das teses anteriores, indica que devido as viagens e ao contato com outras culturas, realmente os gregos se apoiaram nos conhecimentos produzidos por outros povos e principalmente na inspiração de Homero e Hesíodo na cultura oriental para criar a mitologia grega, que mais tarde daria origem a filosofia.
3. Quais os fatores históricos que influenciaram