Filosofia
PROFESSOR:
UNIDADE CURRICULAR: Filosofia e
ALUNO:
Fordismo e Taylorismo
JOINVILLE, 12/09/2014
Fordismo
Com o avanço do sistema capitalista, o início do século XX foi um período de intensas alterações no sistema produtivo. As principais mudanças focaram na relação do trabalhador com o objeto, e foram desenvolvidas por Frederick Taylor – com o taylorismo - e Henry Ford - com o fordismo.
Fordismos foi criado em 1914 e um termo criado por Henry Ford que se refere ao sistema de produção em massa.
Trata-se de uma forma de racionalização da produção capitalista baseado em inovações e organização, visando o lado da produção em massa e o consumo em massa. “Sendo assim conjunto de mudanças nos processos de trabalho (semi-automatização, linhas de montagem)” é intimamente vinculado às novas formas de consumo social.
Isso trouxe uma revolução nas indústrias automobilísticas, quando Ford criou a primeira linha de montagem autorizada. Seguindo a padronização e a simplificação de Frederick Taylor e também outras técnicas.
Era dono de vários tipos de fábricas desde fábricas de vidros até de siderúrgica. Assim Ford, com tanta ambição criou o mercado de massas para os automóveis, tentando tornar o automóvel algo barato para que todos pudessem comprá-lo.
Uma grande característica do fordismos foi a melhoria feita na linha de montagem. Os veículos passam por esteiras gigantes onde os funcionários trabalhavam parados, o objeto de trabalho era entregue ao funcionário, ele não precisaria ir buscar, fazendo apenas a operação de trabalho mais simples.
Esse método de produção necessitava investimento em máquinas super equipadas e caras, mesmo assim permitiu a produção de mais de dois milhões de carros na década de 1920. O veículo mais vendido e