Filosofia
- John Stuart Mill, filósofo britânico, economista, teórico da moral e da política e administrador, foi um dos mais influentes pensadores de língua inglesa do século XIX.
- O principal objetivo de sua filosofia é desenvolver o ponto de vista do positivismo acerca do universo e do espaço humano neste universo. Para o progresso do conhecimento humano deve-se defender a liberdade individual e o bem estar dos indivíduos.
- Sofreu influência do empirismo britânico de John Locke, Georg Berkeley e David Hume e do utilitarismo de Jeremy Bentham.
- Filosofia Moral (Utilitarismo): Mill defendia que a adequação moral das ações deveria ser julgada a partir de suas conseqüências. Essa idéia conflita com a intuição moral que incentiva ou inibe as ações (uma vez que essa intuição é anterior a ação).
- William Whewell, Immanuel Kant e T. H. Green, defendiam que os critérios para decidir o valor de uma ação moral são objetivos e portanto seriam iguais para ações iguais e para todos os indivíduos.
- Como Stuart Mill defendia a relatividade do conhecimento ele não teria como sustentar a idéia de critérios objetivos para sua moral, pois assim não se teria conhecimento sobre tais critérios.
- O sentimento moral é conflitante com nossas inclinações. Sua psicologia define prazer e dor como motivadores primitivos. Nossas ações tendem a evitar a dor e conseguir o prazer. https://sites.google.com/site/filosofiaelogica/positivismo Émile Durkheim, sociólogo Francês, vivenciou a Primeira Guerra Mundial e inaugura um novo momento das Ciências Sociais. Durante seu percurso intelectual teve o compromisso de dar as Ciencias Sociais um caráter cientifico. Tem como base de sua teoria as influencias do positivismo representadas por Augusto Comte (1798-1857) e Saint-Simon (1760-1825), além da forte influencia das teorias de Charles Darwin e teorias biológicas
Esse intelectual viveu entre 1858 e 1917. Ele compreendia o quadro perturbador colocado