serviço social
A cada dia mais se comenta sobre o assunto “segurança no Trabalho e qualidade de vida”, tanto no meio empresarial como no meio social, pois é uma realidade que cresce cada dia, e sim, necessita de uma atenção especial das empresas, dos profissionais e das autoridades.
Neste trabalho apresento as principais características da Segurança do Trabalho, suas formações, seus profissionais e suas normas e leis, mas também, fora do contexto comum, apresento um estudo sobre a capacidade de esta ciência influenciar a vida social e financeira dos trabalhadores e do mundo. Segurança do Trabalho e seus profissionais, bem como suas normas reguladoras e principais características, em um aspecto profissional e social, expondo peculiaridades sobre esta ciência e também apresentando um contexto sobre suas aplicações infra e extra empresariais.
O QUE É SEGURANÇA DO TRABALHO
Segurança do trabalho, ou segurança laboral, é um conjunto de ciências e tecnologias que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador no seu local de trabalho, visando à redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
É uma área de engenharia e de medicina do trabalho cujo objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para as pessoas.
Conforme afirmam ANSELL e WHARTON (apud ALBERTON, 1996), “o risco é uma característica inevitável da existência humana. Nem o homem, nem as organizações e sociedade aos quais pertence podem sobreviver por um longo período sem a existência de tarefas perigosas.”
A partir daí, a Higiene e Segurança do Trabalho transformou-se, definitivamente, numa função importante nos processos produtivos e enquanto nos países desenvolvidos este conceito já é popularizado, os países em desenvolvimento lutam para implantá-lo.
3.1 A organização da Segurança do Trabalho em uma empresa
A segurança do trabalho veio a ser