filosofia
O racismo é um preconceito contra um grupo racial diferente daquele a que se pertence, originado pela crença em raças distintas e superiores umas às outras. Pode manifestar-se de várias maneiras, sendo as mais comuns a discriminação, a violência e a agressão verbal, ou seja é racismo, não é mais do que uma teoria que afirma a superioridade da raça X ou Y em relação às outras raças. Nesta teoria assenta a defesa do direito de dominar ou mesmo reprimir as raças consideradas inferiores.A palavra racismo tem origem na junção de dois termos: raça e “ismo”, sendo raça a palavra mãe.Para melhor consolidação do significado da palavra racismo, é importante saber o que significa realmente a palavra raça. A palavra raça teve origem no latim, de ratio, que significa espécie.
Origem do Racismo:
O racismo teve origem na cultura ocidental. Na idade média a descriminação era feita com base na cultura e na condição social, logo quem fosse menos sábio ou menos rico era descriminado. Já os gregos por exemplo, sentiam-se os mais cultos de todos os povos. É costume ligar o racismo à escravatura, mas este facto é muito relativo, pois na antiguidade tanto uma pessoa branca, como negra podia ser vendida como escrava. O racismo começa a intensificar-se. A raça negra começa a ser a mais inferior enquanto a branca é assumida como superior. Depois surge a ideia da raça perfeita, a raça ariana. Hitler, o cruel ditador alemão que escravizou, descriminou e exterminou as raças que para ele eram fracas. Desde Judeus, Árabes, negros, ciganos, deficientes ou homossexuais foram completamente arrasados pelo diplomata alemão.
O holocausto:
O Holocausto Nazi consistiu na prática de um plano de genocídio da população Judaica. Em 1933 a vida dos Judeus era normal e estável, ou seja, iam à escola, brincavam, iam ao cinema, tinham os seus negócios e tudo que um cidadão alemão fazia. No mesmo ano, em 30 de Janeiro, Hitler chega ao poder como Chanceler da Alemanha. A Alemanha foi obrigada a