Filosofia
1- De acordo com Luis Claudio Figueiredo, em seu texto “Precondições sócio-culturais para o surgimento da psicologia como ciência no século XIX”, que condições históricas ligadas à modernidade e à experiência da subjetividade privatizada levaram ao surgimento da psicologia científica?
A quebra das tradições culturais; o sentimento de solidão dos indivíduos ao ter que decidir por si mesmo o que é certo ou errado, muitas vezes em confronto com os dogmas da sociedade; os movimentos sindicalistas e partidários que surgiram mediante a necessidade de amenizar essa solidão; o crescimento da indústria baseada na padronização e mecanização, e a necessidade do Estado de previsão e controle para lidar melhor com os indivíduos, na esperança de treiná-los, educá-los, padronizá-los e colocá-los a serviço da ordem social.
2- Defina Frenologia, Fisiognomonia e Mesmerismo e explique as críticas que se fazem a estas práticas. Que tipo de influências elas tiveram sobre o campo de estudos psicológico-fisiológicos?
Frenologia é o estudo do crânio e com base em suas medidas fazem-se descrições da personalidade e habilidades do indivíduo; Fisiognomonia é a avaliação do caráter de uma pessoa, de seu intelecto e suas habilidades baseada no estudo dos traços fisionômicos, ou seja, a face, enfatizando os olhos, o nariz, o queixo e a testa; Mesmerismo é a indução de sugestões de mudanças do comportamento humano baseada em técnicas de hipnose. Ambas eram chamadas de pseudociências e seus praticantes eram chamados de charlatões que tomavam dinheiro dos clientes fornecendo serviços que não tinham qualquer base científica. No entanto, essas pseudociências influenciaram, mais tarde, nas descobertas das diversas áreas cerebrais responsáveis por diversas funções psicomotoras e o desenvolvimento da psicoterapia.
3- De que modo o empirismo britânico e o associacionismo influenciaram a psicologia?
Trazendo a tentativa de entender a relação corpo-mente, de que