Relatório Hídrico
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ – IFPI
RELATÓRIO
No dia treze de setembro de dois mil e catorze foi realizada uma visita técnica ao lixão de Capitão de Campos, próximo à comunidade Montes, como atividade presencial da disciplina de Gestão Integrada de Resíduos do curso Técnico de Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí- IFPI. A atividade de campo teve como objetivo principal conhecer de perto de que forma os resíduos são gerenciados no município, se ocorrem todas as etapas do gerenciamento e se estas são desenvolvidas de forma correta, especialmente quanto à disposição final, além de observar e discutir o estado atual da preservação ambiental de sua proximidade e seus reflexos sobre o meio ambiente.
Iniciou-se aproximadamente às 08h00min, onde então deu se inicio ao percurso para o lixão existente a 10 anos que fica aproximadamente cerca de 12 quilômetros de Capitão de Campos. Localiza-se na beira da estrada que se liga aos Montes (Comunidade). (veja as fotos em anexo)
Ao chegar ao local onde é despejado todo o lixo que é coletado por caminhões pelas principais ruas e avenida da cidade no máximo três vezes por semana, observou-se a grande quantidade de resíduos que se encontra de forma assombrosa em uma pequena área cercada se comparados ao numero de lixo ali depositado. Notou-se que a vegetação existente no entorno dessa área é do tipo de pequeno e médio porte com presença de árvores tortuosa (caatinga). Percebeu-se que os resíduos não recebem nenhum tipo de seletividade e nem tratamento, são apenas queimado e feito a terraplenagem quando mesmo que o lixo depois de queimado ainda apresenta uma altura muito grande. Não há presença de catadores e nem a existência de matadouros, escolas, rios ou riachos ou indústrias próximas. Mas devido haver residências próximas, há presença de animais que vasculham todo o lixão, a procura de restos de comida.
Percebeu-se com a