FILOSOFIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E À DISTÂNCIA
Disciplina: Filosofia da Educação
Profª Raissa Matos
Aluno: Joélia Silva
UAB-04
ATIVIDADE 1
1. Fale sobre as modalidades de pensar: do senso comum, filosófica e científica.
RESPOSTA:
Filosófico é fruto do raciocínio e da reflexão humana. É o conhecimento especulativo sobre fenômenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenômenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da ciência.
Científico é necessário que haja um parecer científico para que se comprove o que é dito, é um saber informal que se origina de opiniões de um determinado indivíduo ou grupo. Veremos o conhecimento adquirido através da ciência. Constitui-se em conhecimento falível, em virtude de não ser definitivo absoluto ou final e, por este motivo, é aproximadamente exato: novas proposições e o desenvolvimento de técnicas podem reformular o acervo de teoria existente.
O Senso Comum À utilização de um método criado a partir de uma experiência natural e fazemos sem nem pensar porque nos é passado que surtem resultado. Através de ditos populares o senso comum também se manifesta. No senso comum não é necessário que haja um parecer científico para que se comprove o que é dito, é um saber informal que se origina de opiniões de um determinado indivíduo ou grupo que é avaliado conforme o efeito que produz nas pessoas. A expressão senso comum designa, também, um conjunto de saberes e opiniões que uma determinada comunidade humana acumulou no decorrer do seu desenvolvimento.
2. Explique o procedimento do pensar filosófico na produção de sentido da realidade.
RESPOSTA:
Um conhecimento de constituição teórica, em que predomina o raciocínio abstrato, argumentativo, exige a aquisição de um estilo de leitura analítica, interpretativa e crítica, com vista à produção de argumentações próprias, articuladas com o pensamento dos teóricos usados como suporte e a