Filosofia
Fé é você crer em algo, ou alguém, que pode ou não ser verdadeiro. Fé também pode ser entendida como acreditar. Fé é uma palavra que significa "confiança", "crença”, "credibilidade". A fé é um sentimento de total de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.
Ter Fé é crer firmemente em algo, sem ter em mãos nenhuma evidência deque seja verdadeiro ou real objeto da crença. Assim, a palavra fé pode ser entendida como acreditar, confiar. A fé pode ser cega, ela também pode ser raciocinada, como no Espiritismo, que caminha junto com à ciência e á Filosofia, segundo a doutrina , razão e o sentimento devem se unir para construir uma crença nascida do conhecimento.
Santo Agostinho (354-430) foi o primeiro e grande filósofo aa falar sobre a fé. Uma de suas principais formulações foi a ideia de interioridade, as ideias filosóficas, tornam-se verdades reveladas (reveladas por Deus) e inquestionáveis. Tornaram-se dogmas, Agostinho acreditava que a fé tem extensão ampla que o conhecimento de Deus é verdadeiro e eterno, é a sede de ideias, a causa das verdades.
Os filósofos que surgiram depois continuaram a escrever e falar palavras que demonstravam suas crenças e procura em um verdadeiro Deus, e para quem tem fé nenhuma explicação é necessária e para quem não tem fé nenhuma explicação é possível. Descarte que ficou famoso por afirmar “Penso, logo existo”, e Platão também disse se lutarmos com fé estaremos duas vezes armados.
Para São Tomás de Aquino, Deus não reconhece divergências entre fé e razão. Teologia e filosofia são disciplinas distintas, porém colocadas em escala hierárquica. A filosofia pode perfeitamente ser considerada como uma teologia natural, submetida à teologia da revelação. Dar mais importância à razão é inverter a ordem natural. Nesse caso, o ser humano pode ser vítima da ilusão.
Fé a verdade primeira, como já se disse. A verdade primeira é algo de incomplexo.