botanica
No geral, as plantas apresentam as seguintes caracteristicas gerais:
- eucarióticas e são ricas em endomembranas- multicelulares(apresentam várias ceélulas)
- o embrião das plantas crescem no tecido genitor
- a fecundação ocorre no interior da planta
Estas duas últimas caracteristicas ajudaram a isolar desse grupo as algas durante vários anos pertenceu aos vegetais. Essa retirada das algas de tal grupo ocorreu por conta que, ao contrário dos vegetais, o embrião da alga cresce no ambiente(fora da alga) e a fecundação ocorre no mar. 2) EMBRIÓFITAS E CLASSIFICAÇÃO
Todos as plantas terrestres são denominadas embriófitas. Elas estão classificadas a seguir:
A) CRIPTÓGAMAS: são plantas que escondem os gametângios.(Por isso, necessitam de água para a reprodução); vivem em ambientes úmidos e não possuem sementes. Elas podem ser de dois tipos:
- Briófitas: possuem poucas células especializadas que, por sua vez , possuem poucos tecidos. Dessa forma, não formam órgãos e possuem pequeno porte. Estas formam filoide, cauloide e rizoide que são estruturas semelhantes á folha, caule e raiz, mas NÃO são orgãos. EX:musgos- Pteridófitas: possuem muitas células especializadas e, por isso possuem um maior número de tecidos (são eles: revestimento, preenchimento e condução) . Assim, as pteridófitas são capazes de formar órgãos (raiz, caule e folha). EX: samambaia
B) FANERÓGAMAS: ao contrário da criptógamas, este tipo de planta apresenta seus gametângios expostos(não depende de água para a reprodução). Elas formam sementes. Por isso também são denominadas espermatófitas. Estas podem ser:
-Gimnospermas: formam uma semente “nua”, ou seja, não possuem frutos. EX: pinheiro
- Angiospermas: formam a chamada semente “una” , ou seja, possuem frutos. EX: abacateiro
3) REPRODUÇÃO DAS EMBRIÓFITAS
A reprodução das embriófitas ocorrem com alternância de gerações( gametófitos e esporófitos). O esquema abaixo representa isso. Os gametófitos(n)