filosofia
Mas quando perguntamos sobre o que é Filosofia?
Freqüentemente esta pergunta tem como
resposta:
Filosofia é atitude de vida de cada um;
Filosofia é a maneira subjetiva de ver a realidade; Filosofia é o conhecimento teórico e abstrato; Filosofia é o conhecimento que não se pode provar. Na verdade, não podemos afirmar
que essas e outras respostas semelhantes não transmitam nada a respeito daquilo que, na história, se chamou Filosofia. Contudo, observamos que este conceito, na maioria das vezes, é veiculado de maneira equivocada (LARA,1988).
Filosofia é conhecimento
Ainda
assim, nestas respostas, duas noções fundamentais aparecem juntas: a noção de filosofia como atitude de vida; e a noção de filosofia como conhecimento. É preciso acentuar que conhecimento e atitude, em geral, andam juntos. Determinado conhecimento leva a determinada atitude e viceversa. Porém, é importante recordar que o conceito de filosofia diz respeito, em primeiro lugar, a conhecimento e não a atitude.
Podemos, então, começar afirmando que filosofia é um tipo de conhecimento.
Diferentes tipos de conhecimento Percebemos, em geral, que existe uma diferença entre o
conhecimento vulgar, às vezes repleto de experiências; e o conhecimento científico, sobre determinada área específica. A diferença é que o conhecimento vulgar foi adquirido espontaneamente, sem preocupação com o método, com a crítica ou com a sistematização. Já, o conhecimento científico foi adquirido através de métodos, de uma crítica pensada e de uma organização mais elaborada dos conhecimentos.
De acordo com Lara (1988), podemos afirmar que existem duas formas fundamentais de conhecimento: conhecimento vulgar (senso comum) e conhecimento científico. Vários tipos de conhecimento: filosofia e ciências
Existe outra distinção que é importante fazer para
aproximarmos com clareza, do conceito de filosofia.
Entre os