Filosofia
Se fizermos um paralelo entre Sócrates e a própria filosofia, chegaremos à conclusão de que o lugar da filosofia é também na praça pública, daí a sua vocação política. Por ser alteradora da ordem perturba, incomoda e é sempre “expulsa da cidade”, mesmo quando as pessoas se riem do filósofo ou consideram simplesmente inútil. Por via das dúvidas o amordaçam, “cortam o mal pela raiz” e até retiram a filosofia das escolas. Em síntese Sócrates como um pensador subversivo que influenciava o público e os tornava seus discípulos lhe custou a vida. E em pleno século XXI também podemos considerar que as atitudes filosóficas não são bem vistas pelos governantes, e esses mesmos governantes capitalistas não aceitam o fato da população questionar e ir atrás de seus direitos, visto que para toda pergunta existe uma resposta.
2 – Diferença entre filosofia de vida e filosofia;
A filosofia trata-se de uma doutrina que estuda a verdade do universo, tem por base valores de conhecimento e de conduta humana em síntese é o saber de causa e efeito através da razão sobreposta a fatores que ocorrem ou já ocorreram no cotidiano ou de conceito da existência humana, por outro lado a filosofia de vida é diferente, pois está interligada ao tipo de vida que o individuo segue certa busca pela maturação mental e espiritual tendo como base certo tipo de crença, doutrina visando o seu bem estar. Como explica o texto o fato de se ter o ensino da filosofia nas escolas, para despertar a reflexão crítica típica do filosofar, entender o que rege o universo e entender nossa existência na terra, não estamos na terra apenas para procriar e dar sequencia a vida humana, também temos papéis importantes na sociedade.
3 – Ciência e Filosofia;
A filosofia surgiu a partir do momento em que o homem passou a pensar e buscar as respostas para suas indagações a partir de um pensamento racional, não aceitando explicações meramente religiosas ou