Filosofia
1- Como o mito faz parte do viver do homem contemporâneo?
Os mitos nos fazem pensar e refletir sobre a nossa origem e nos remetem ao caminho para chegarmos a uma possível verdade. Os mitos servem também de orientação para um entendimento, ou como explicação de alguns acontecimentos, para quais não conseguimos encontrar respostas.
2- Apresente as semelhanças e diferenças entre as seguintes abordagens:
a) Ciência e Filosofia; A ciência nada mais é do que o sistema de conhecimentos ou o conhecimento que compreende verdades gerais ou ainda a operação de leis gerais principalmente obtidas e testadas por meio do método científico. Vale citar que a palavra ciência possui diversos sentidos, que compreende o saber, ou seja, o conhecimento de algumas coisas que conduzem a vida ou os negócios, o conjunto dos saberes obtido por meio da prática ou do estudo, e a hierarquização, organização ou a síntese dos conhecimentos por meio dos modelos e princípios gerais, como as teorias e as leis.
b) Senso comum e bom senso;
O “senso comum”, então se inclina para a adaptação ao meio, às circunstâncias. E o “bom senso” abre caminho para o uso transformador dos conhecimentos, para o questionamento das condições existentes. Para inovações.
O “bom senso”, ao contrário, é por sua própria natureza um tanto desconfiado, inquieto, e não se satisfaz como que lhe ensinaram, porque tem consciência de que o conhecimento precisa ser sempre enriquecido, revisto e aprofundado.
c) Bom senso e Filosofia;
Senso Comum: Conhecimento espontâneo, adquirido por meio das experiências pessoais e tradições, cultural; reflexivo; verificável; valorativo; muitas vezes auxilia no conhecimento cientifico; é passível de erros e acertos; não costuma buscar origem no fenômeno; inexato. Filosofia: Surge da capacidade de reflexão; é baseado na experiência, mas não na experimentação; utiliza bastante o raciocino; e busca dar sentido a todos os fenômenos que ocorrem no universo. tb é valorativo;