Filosofia
Alguns filósofos acreditam que a filosofia é a chave principal para se encontrar a felicidade, e essas doutrinas de sabedoria dão início à libertação do ser, e a partir do momento em que um indivíduo se liberta com o conhecimento, ele encontra sua glória.
Partimos para a filosofia quando questionamos sobre injustiças que nos atingem, sobre o mundo no qual vivemos, sobre a liberdade utópica, sobre a morte e sobre a existência de um deus como poder supremo. Filosofar é partir de problemas diários e encontrar soluções racionais para superar tais trivialidades.
A política é muito interligada com a filosofia, pois a junção de ambas faz com que se resolvam problemas com racionalidade, sem partir para recursos violentos. Fazemos política com a intenção de buscar a liberdade, a felicidade, e a força. Não é suficiente que se espere a justiça, prosperidade e paz sem que se aja em suas defesas, e essa é a função da política.
A relação entre política e civilização é muito grande, já que os dois são conjuntos contra a violência. Sócrates defendia a polis grega com suas dimensões políticas, e acabou sendo morto devido suas ideologias, mas acredita-se que a missão de um filósofo é despertar nos indivíduos a desejo por buscar a sabedoria. Platão acreditava que um Estado político ideal devia ser divido em classes sociais, e é considerado até hoje como um grande pensador devido seus modelos de sociedade ideal. E Aristóteles propunha uma distinção entre âmbitos públicos e privados.
A política e a filosofia sofreram muitas alterações durante os séculos, mas nunca deixaram de seguir os pensamentos racionais e lógicos. Muitos iluministas apresentaram suas ideias, como por exemplo, John Locke dizia que o Estado não devia interferir