Filosofia
1) Como a verdade pode ser definida de acordo com o item 3?
A verdade pode ser definida como conhecimento que diz respeito a uma proposição que expressa um fato do mundo.
2) Com base no 3º item qual e a definição para veracidade ?
A veracidade e o que nos coloca diante de uma questão moral: o indivíduo veraz é o que não mente.
3) Qual a diferença de verdade e realidade ?
Quando nós se referimos a coisas (um colar, um quadro, um dente) só podemos afirmar que são reais, e não verdadeiras ou falsas. Portanto, o falso ou o verdadeiro não estão na mesma coisa, mas no juízo, que representa uma situação possível.
4) O que designa o dogmatismo do senso comum?
No senso comum, o dogmatismo designa as certezas não questionadas do nosso cotidiano: de posse do que supõe verdadeiro, a pessoa fixa-sena certeza e abdica da dúvida.
5) Qual é a diferença do dogmatismo filosófico com o dogmatismo do senso comum ?
O dogmatismo filosófico, porém, não tem o sentido pejorativo atribuído ao dogmatismo sem crítica do senso comum. A filosofia dogmática serve para identificar os filósofos que estão convencidos de que a razão pode alcançar a certeza absoluta.
6) Por que Kant, com a leitura do dogmatismo filosófico, chama de dogmáticos os filósofos anteriores?
Por não terem proposto, como discussão primeira, a crítica da faculdade de conhecer. Ou seja, aqueles filósofos "não acordaram do sono dogmático", no sentido de ainda manterem a confiança não questionada no poder que a razão tem de conhecer.
7) Leia esse trecho do ceticismo do item 4: "Na antiguidade grega, o filósofo sofista Górgias de Leontini (séc.IVa.C.), um mestre da retórica, desenvolveu três teses: a) o Ser não existe; b) se existisse alguma coisa, não poderíamos conhecê-la; c)se a conhecêssemos,não poderíamos comunicá-la aos outros."
O que significa essa teses?
Significa a separação entre o ser, o pensar e o dizer, aspectos que os filósofos