Filosofia
Curso Bacharelado em Administração Pública - CESA
Disciplina: Filosofia e Ética
1 – Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?
No século V a.C os gregos vinham de grande contato com outras civilizações em torno de diversos motivos, entre eles as vitorias em guerras, condições que favorecem o surgimento de novas classes sócias e contato de idéias, trazendo novos interesses na centralidade do discurso filosófico, logo, a filosofia, cheia de misticismo e explicações metafísicas a partir dos fenômenos naturais, dará lugar a conhecimentos científicos mais pragmáticos. Percebe-se que através do estudo da virtude e das artes políticas que a filosofia começou a tratar das relações do individual com o individuo com o universal, na busca por respostas pelas as indagações acerca da formação do homem no grupo social.
2 – Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.
Filosofia no senso comum é a compreensão do mundo resultante de uma herança ou de experiências que continuam sendo efetuadas. É aquilo que aprendemos diariamente. Então podemos destacar isso como sendo um ato de agir e pensar que tem raízes culturais e sociais.
Pude perceber que no conceito dos gregos a própria filosofia mostra uma atitude de admiração ao extremo, inquietudes daquilo que não precisava ser ou do que era vulgar.
3 – Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?
A filosofia é uma ciência moderna na qual está inserida no campo de saber humano, sendo que, não pode ser vista como um conteúdo, mas afirma-se que há filosofias de períodos históricos diferentes.
4 -