filosofia
GOIÂNIA, 14 DE MARÇO DE 2013
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA
CAP. 2 - A CONSCIÊNCIA MÍTICA _RESUMO
O Mito, modo de consciência que predomina tribais e nas civilizaçõesda Antiguidade ainda exerceu significativa influência, porém está presente até hoje, permeando nossas esperanças e temores.
Entre os povos indígenas das terras brasileiras há um relato dos maué,nativos dos rios tapajós e madeira. Dizendo eles que no ínicio só havia o dia e que cansados da luz foram pedir a Cobra-Grande, a dona da noite que lhes consedessem a noite, ela atendeu ao pedido e emcondição os indígenas devia lhe dar em trocao veneno com que os pequenos animais como aranha, cobras e escorpiões se protegiam. Em troca, receberam um coco com a recomendação de só abri-lo na maloca. Eeles curiosos não resistiram a tentação e deixaram escapar antecipadamente a escuridão da noite. Atônitos pisaram nos pequenos bixos cujo veneno mataram muitos deles. Assim, os sobreviventes aprenderamos cuidados que devem ter na noite. Outro mito de maué é o de Pandora, a primeira mulher. Zeus enviou um presente aos humanos, mas com a intenção de puni-los por terem recebido o fogo do titãPrometeu que o roubara do Céus. Pandora levava uma caixa, que abriu por curiosidade, deixando escapar todos os males que afligem a humanidade. Conseguiu, porém, fecha-la a tempo de reter a esperança, únicamaneira de suportamos as dores e os sofrimentos da vida.
Nos dois casos trata da origem de algo: Entre os indígenas como durgiu a noite, e entre os gregos a origem dos males. E trazem comoconsequências dificuldades que as pessoas devem enfrentar.
O mito nos leva a compreender de maneira fantasiosa, explicar a realidade quando essa não foi explicada pela razão.
Mito. Mythos, em grego significa´´palavra``, o que se diz, ´´narrativa`` a consiência mitica é predominante em culturas de tradição oral, quando ainda não há escrita
2) O que é