Filosofia
Monty python- A partir de temas como sexo, bruxaria e política, o Monty Python soube construir situações cômicas que funcionam a partir do estranhamento causado pela história. Em um primeiro momento, rimos dos camponeses que organizam uma “sociedade autônoma anarcossindicalista”, não apenas pelo anacronismo ideológico percebido, mas pela concepção geral de que essas eram pessoas simples e consideradas ignorantes. Surpreendemo-nos com a forma como, na verdade, tal engajamento político e conhecimento sobre leis teriam real fundamento histórico e como a sexualidade, o corpo e a bruxaria foram temas dignos de atenção sociocultural, tanto na Idade Média como nas idades históricas precedentes.
Os 7 selos - Filme que mostra um pouco da vida na Europa do séc. XIII, assolada pela peste negra. Tem como personagem central um soldado recém-chegado das Cruzadas, que joga xadrez com a morte e se envolve com um grupo de atores mambembes que percorrem as cidades e vilas. Através dessas personagens e suas perambulações, o filme apresenta aspectos da religiosidade medieval, sobretudo em relação à morte.
Os trajes na Idade Média são muito rústicos, feitos com linho e lã, como a camisa amarrada com um grosseiro cordão do ator Jof. As Cruzadas colocaram a Europa em contato com tecidos mais sofisticados e ornamentos já usados no Oriente, mas essas belas sedas e adornos eram um privilégio das classes superiores. A armadura do cavaleiro é com um malha de metal e no peito ele possui uma cruz como a dos templários, ele usa uma capa presa por belas presilhas nos ombros.
Brancaleone - O homem medieval viveu no limite. Sua produção era apenas para a subsistência, a economia medieval era agrária, fornecendo o necessário para viver. Isto aliado a uma pobreza técnica e uma estrutura social que não previa nenhum tipo de crescimento econômico gerava grande escassez de alimentos.
Brancaleone e seu