filosofia
A família se preocupa pois estavam em umasituação equivocada - a mãe muito triste e sem esperança; já o pai o trata com desprezo e rigidez: o obrigava a ir para o quarto para escondê-lo das pessoas, tratava-o mal sem compreender que o pobre Gregornão tinha se adaptado ao novo corpo; assim como as agressões que sofria.
Gregor nunca saía de seu quarto, nem ao menos para se alimentar - a irmã levava a comida para ele.De certa forma a situaçãoo deprimia muito e o deixava desiludido com tudo. A sua distração era observar pela janela o que acontecia na rua.
Depois da metamorfose, os pais de Gregor nunca mais o viram, somente a irmã quecuidava dele. Uma vez, a mãe quis vê-lo mas o pai e a irmã impediram para que ela não sofresse mais, afinal, a sra. Samsa tinha uma saúde comprometida pela asma.
A irmã percebia que os móveis doquarto atrapalhavam na locomoção de Gregor, então, resolveu tirá-los para que ele se sentisse mais confortável.Para isso, pediu a ajuda da mãe. Mas havia um problema: o filho não queria que a mãe o vissedaquele jeito.. e mais que depressa, se cobriu com um lençol para não incomodá-las; e mesmo assim, ficou contente por ter a mãe em seu quarto depois de tanto tempo. Por um descuido de Gregor, a