Filosofia
Neste mês de março a Revista Parâmetro completa a marca de quatro meses de existência. A edição virtual conta hoje com mais de dez colaboradores e um número significativo de acessos. A opção por atuar no formato de blog diz respeito ao uso de uma ferramenta altamente alternativa quando nos referimos à comunicação neste novo século. O objetivo agora é registrar a página como revista virtual, ou seja, adquirir o ISSN, o número de registro. Assim, as publicações podem contar como currículo aos nossos colaboradores.
Além de internautas que se interessam pelos artigos publicados, é notório o acesso de estudantes universitários. Este dado viabiliza um olhar focado para este público, já que também os nossos colaboradores têm um vínculo freqüente com a academia. No entanto, propomos um enfoque diferencial em relação às revistas acadêmicas: queremos, sobretudo, publicar colunas de opinião, textos mais acessíveis e com linguagem mais direta. A opinião do colaborador passa, então, a ser requisitada e entendida como primordial para o texto. Evidentemente que aqui a palavra opinião tem um sentido particular, isto é, a manifestação do posicionamento de quem escreve diante da questão analisada.
Com isso, é preciso também considerar as características da ferramenta que estamos usando, o blog. Este espaço requer objetividade e concisão, o que não significa tratar o conteúdo com superficialidade. Aliás, este é o desafio: como escrever com objetividade sem “cair” na armadilha da superficialidade tão comum na internet? Assim, entendemos que a nossa prioridade é chegar ao texto claro e conciso, mas alicerçado, profundo.
Toda a vida cultural nos interessa. Todos os fenômenos sociais são caros ao nosso propósito. É necessário desafiar-se ao escrever um texto de opinião. Sair da zona de conforto é ampliar a janela pela qual vemos o mundo. Podemos também alcançar um público outro: estudantes e não-estudantes. Assim, podemos atuar como visão alternativa às