Construção de Edifícios II
PINTURAS
Quando se fala em pintura logo já pensamos em cor, mas este componente é muito mais do que isto, pois é através do tipo de composição da mesma que conservaremos melhor a superfície onde ela será aplicada, formando assim, uma película protetora. Abaixo abordarei os principais tipos de pinturas e suas aplicações nas partes mais comuns de uma construção. Pinturas em Alvenaria – Para as paredes de alvenaria são usados alguns tipos de tintas, tais como: Primer como fundo e o Látex à base de PVA, do tipo acrílico e vinil-acrílico.
O látex à base de PVA é indicado para uso em alvenaria de partes interiores, formando uma película fosca e aveludada, no qual desta forma nos permite fazer retoques e reparos sem maiores percepções de imperfeições.
Já por sua vez, o látex acrílico, constituído por uma resina acrílica tem como característica principal o semibrilho. Por ser mais resistente, é indicado para áreas externas, pois suporta melhor as condições adversas do tempo, como: escamação, formação de bolhas e descamação.
O látex vinil-acrílico é um produto intermediário, também indicado para pinturas em áreas expostas às intempéries.
Pinturas em Madeiras – Assim como em qualquer outra superfície, a madeira também deve receber uma camada de tinta para que se prolongue a sua vida útil. O preparo da madeira para receber o acabamento pode ser feito com lixas, seladores, massas, fundos, etc. Esses produtos servem para corrigirem algumas imperfeições e também para impermeabilizar a superfície.
Após o preparo da superfície da madeira ela estará pronta para receber a tinta, que poderá ser do tipo vernizes, esmaltes sintéticos ou até mesmo tintas especiais.
Pinturas em Ferragens – Entende-se por ferragens na construção civil, as esquadrias, grades de