Filosofia
*Busca pelo conhecimento da natureza (eles se preocupavam em conhecer/indagar apenas a natureza - physis), e não o homem/natureza humana).
*Physis indica natureza, n no sentido moderno, mas no sentido de realidade no seu fundamento.
*Tales: criador do conceito, mas n do termo, “princípio” (arché) – a origem de todas as coisas.
*Tales foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem.
*Arché é: fonte e origem de todas as coisas, a foz ou termo último de todas as coisas, a substância permanente de todas as coisas.
*Heráclito: doutrina do “tudo escorre”: nada permanece imóvel e fixo, tudo muda e se transmuta, sem exceção.
SÓCRATES
*Diferente dos filósofos naturalistas, agora se dá uma tentativa de conhecimento/compreensão da natureza humana e não mais da natureza (physis).
*O que é a essência do homem: o homem é a sua psyché/ALMA (eu consciente, a consciência e a personalidade intelectual e moral – sua alma que o distingue de qualquer outra coisa).
*Virtude: atividade ou modo de ser que aperfeiçoa cada coisa, fazendo-a ser aquilo que deve ser.
*Virtude antes de Sócrates era ligada a algo exterior ao homem (riqueza, fama, saúde física, beleza), mas agora ela é interior, está ligada aos valores da alma. Assim, a virtude do homem é aquilo que faz com que a alma seja como sua natureza determina que seja, boa e perfeita – esse elemento é o conhecimento.
*Mal = ignorância do bem.
*Autodeterminação: o homem é livre ara fazer a si mesmo. Autodomínio: domínio da racionalidade sobre a animalidade; domínio sobre si msm diante de paixões, dor. Homem livre é aquele q sabe dominar seus instintos.
*Método dialético de Sócrates: “prestar contas da própria vida” – ele se utiliza da ironia – fazer pouco caso – e do “não saber” de nada e que tem td a aprender, para induzir o interlocutor a expor o próprio saber. O método consta de dois momentos essenciais REFUTAÇÃO para fazer a pessoa cair em