filosofia
Desenvolvimento
Aluísio Tancredo Gonçalves de Azevedo , nasceu em São Luís, Aluísio viajou para o Rio de Janeiro aos 17 anos a chamado do irmão, o teatrólogo Artur Azevedo. Começou a estudar na Academia Imperial de Belas-Artes e logo passou a colaborar, com caricaturas e poesias, em jornais e revistas.
Aluísio Azevedo , foi um romancista, contista, cronista, diplomata, caricaturista e jornalista brasileiro , além de bom desenhista e discreto pintor crítico impiedoso da sociedade e de suas instituições . Abandonou tendência românticas em que se formara , para torna-se o criador do naturalismo no Brasil . Influenciado por Eça de Queiroz e Émile Zola . Obras :
O Cortiço , romance
O Homem, romance (1887)
O Coruja, romance (1890)
A Mortalha de Alzira, romance (1894)
O Mulato , romance (1881 )
Uma Lágrima de Mulher, romance (1880)
O Mulato, romance (1881)
Mistério da Tijuca ou Girândola de Amores, romance (1882)
Memórias de um Condenado ou A Condessa Vésper, romance (1882)
Casa de Pensão, romance (1884)
Filomena Borges, romance (1884
A analise sobre a teoria de Karl Marx , dinheiro e a do capitalismo no romance O cortiço, de Aluísio Azevedo. Essa historia conta um romance de João Romão , português romance que quer uma pequena venda, compra uma pequena propriedade de terra e construir que começa a crescer a cada dia , da cidade do Rio de Janeiro. A história de João Romão está ligada à do cortiço e às vidas dos seus habitantes. A estética que procura os princípios científicos à literatura O cortiço,