apostila feira de ciencias
ALUNO:
PROFESSOR:
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FISICA
DATA: 04;08;2
ASSUNTO: LESÃO
IMPERATRIZ-MA, 2014
COLÉGIO MILITAR TIRADENTES
TRABALHO DE ED.FISICA
IMPERATRIZ-MA,2014
CONCEITO DE LESÃO:
Uma lesão é um termo não-específico usado para descrever um tecido anormal num organismo vivo. Tais anomalias podem ser causadas por doenças, traumas ou simplesmente pela prática de [desporto], por exemplo.
TIPOS DE LESÃO:
LUXAÇÃO:
Uma luxação é o deslocamento repentino e duradouro, parcial ou completo de um ou mais ossos de uma articulação. Sucede quando uma força atua diretamente ou indiretamente numa articulação, empurrando o osso para uma posição anormal. Ele pode ser confundido com entorse.
OCORRÊNCIA:
Embora seja possível qualquer articulação se tornar luxada, os locais mais comuns em que isso ocorre no corpo humano são:
OMBROS;
DEDOS;
JOELHOS;
PUNHOS; (mais provavelmente acompanhado por uma fratura);
COTOVELOS; (também acompanhado por uma fratura);
DIAGNÓSTICO;
Raios X geralmente são realizados para confirmar o diagnóstico e detectar qualquer fratura que possa ter ocorrido no momento da luxação. Uma luxação é facilmente vista em um raio-X.
TRATAMENTO;
Uma articulação luxada só pode ser 'reduzida' com sucesso por um médico treinado. Tentar reduzir uma articulação sem treinamento pode causar agravamento ainda maior da lesão.
Assim que o diagnóstico for confirmado, a articulação geralmente é manipulada de volta para sua posição original. Isto pode ser um processo muito doloroso, consequentemente ele é tipicamente feito sob sedação ou em uma sala de cirurgia sobanestesia geral.
É importante que a articulação seja reduzida o mais rápido possível, já que, quando deslocada, o suprimento sanguíneo para a articulação (ou para a anatomia distal) pode estar