Filosofia
Do grego pólis “cidade”. Política é a arte e governar de gerir o destino da cidade. A Filosofia Política é indissociável de nossa condição social, através dela foram colocadas ideais e práticas sobre os limites e a organização do Estado, as relações entre sociedade e Estado, as relações entre economia e política, o poder do indivíduo, a liberdade, questões de justiça e Direto e questões sobre participação e deliberação.
02. A Grécia antiga desenvolveu um modelo político referencia para os contemporâneos. Discorra sobre a democracia grega comentando o pensamento político de Sócrates, Platão e Aristóteles.
Democracia, palavra de origem Grega, (Demo: Povo – Kracia: governo). Este sistema foi desenvolvido em Atenas. Nem todos podiam participar como: Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não faziam parte das decisões políticas da cidade.
Diz-se que Sócrates acreditava que as ideias eram de um mundo que somente os sábios conseguiam entender. Opunha-se à democracia aristocrática.
Existem duas modalidades de justiça na filosofia de Platão. Uma absoluta, e a outra, relativa. A absoluta é a justiça que se reserva às almas no pós-morte com o caráter de recompensar o bem com o bem e o mal com o mal. A relativa é a justiça humana que se vê nos princípios da alma.
A política aristotélica é unida à moral, porque o fim ultimo do estado é a virtude, isto é, formação moral dos cidadãos. O estado é um organismo moral, a política é distinta da moral, a ética é a doutrina moral individual, a política é a doutrina moral social.
03. Porque Maquiavel é considerado por muitos, o fundador da Filosofia Moderna?
Maquiavel estudava o homem e a sociedade como realmente eram não como deveriam ser. Ao verificar essa natureza humana e social, Maquiavel dizia que a política tinha sua própria ética, diferente do que se pregava. Por descobrir essa realidade, é tido até hoje como um pensador "maldito", cujos