Auditoria
Credibilidade da informação financeira
Uma auditoria financeira é uma análise exaustiva da situação financeira de uma organização, efectuada por uma entidade externa à empresa. O objectivo é que seja o mais independente possível e possa fornecer um retrato fiel da real situação da empresa.
Também é possível efectuar auditorias financeiras a outras entidades, como instituições públicas ou associações.
O tipo de auditoria mais corrente é a auditoria financeira ou contabilística. Em termos gerais, a auditoria financeira vai avaliar se a informação financeira de determinada empresa traduz de forma correcta a posição financeira dessa entidade.
A informação financeira, tratada pelos seus Técnicos Oficiais de Contas, é essencial para diversas entidades, o que justifica a importância das auditorias financeiras.
Muitas das demonstrações financeiras – mapas contabilísticos, demonstração de resultados e balanço – são a base para a tomada de decisões de investidores, financiadores, trabalhadores ou do próprio Estado.
A auditoria financeira vai aumentar a credibilidade daquela informação financeira para todas as entidades internas e externas à empresa que a consultam.
Características qualitativas da informação financeira
As características que se seguem são premissas fundamentais à elaboração de informação financeira credível e relevante, fornecidas e delineadas pela IASB (International Accounting Standards Board):
URRC – Understandability, relevance, reliability, comparability
Understandability – a informação deve ser facilmente compreensível
Relevance – informação que influencia as actividades da empresa, comum a toda a estrutura
Reliability – a informação deve ser confiável
Comparability – a informação deve ser comparável
A auditoria financeira pode ou não ser feita em simultâneo com a auditoria fiscal, que tem como objectivo avaliar a informação fiscal da empresa à luz das normas em vigor ou da auditoria previsional –