filosofia
CAMPUS AVANÇADO DE PATU – CAP
FACULDADE DE EDUCAÇÃO – FE
CURSO DE PEDAGOGIA
ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO
UNIDADE 3:
SOCIEDADE, CULTURA E EDUCAÇÃO.
PATU – RN
JULHO/2014
Andreza Kelle Barreto Queiroz
Francisca de Assis Lopez
Francisca Fátima dos Santos
Jennifer Mariany de Oliveira
Jônatas Oliveira da Silva
Maria Luciana de Oliveira
Maria Natália Chaves
Valéria Patrícia de Azevedo
ORIENTADOR:
Prof. Esp. Gercina Dalva
Atividade de antropologia e
Educação, ministrado pela
Orientadora Prof.Esp. Gercina
Dalva, com fins avaliativos.
PATU – RN
JULHO/2014
Introdução:
A origem do estudo da antropologia aplicada à educação se relaciona com a antropologia norte americana, especialmente a desenvolvida, por Franz Boas, sendo assim não se pode mencionar educação, sem estabelecer uma relação entre cultura e sociedade, porque é dela que provêm os diversos valores sociais e culturais.
Cultura e Sociedade
Cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é. Sendo assim, ela pode ser entendida por diversas formas:
Eurocentrismo: modelo de cultura, baseado no padrão europeu do homem branco. Para não ser excluído era necessário fazer parte desse padrão.
Etnocentrismo: modelo de cultura, em que estabelece uma única etnia como sendo dominante. Admitindo que uma cultura seja superior a outra, portando, achar que a cultura de um povo é dominante sobre outra.
Interculturalidade: É a defesa do diálogo entre as culturas, buscando o reconhecimento de todas elas, lutando contra a discriminação social e buscando a diversidade cultural.
Multiculturalismo: é a coexistência de varias culturas no mesmo país, cidade ou região,