Filosofia
Índice de massa corporal (IMC)
O índice de massa corporal, também chamado de IMC, é um parâmetro que classifica, entre outras coisas, o nível de obesidade de um indivíduo.
A obesidade infantil é tema de grande preocupação para a Saúde Pública hoje
O Índice de Massa Corporal (IMC) é um parâmetro bastante utilizado para classificar o indivíduo de acordo com seu peso e altura. Seu uso é disseminado principalmente entre profissionais que trabalham com o corpo, como médicos, fisioterapeutas e profissionais de Educação Física. É importante ressaltar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) utiliza esse índice como indicador do nível de obesidade nos diferentes países.
O cálculo desse índice é bastante simples e, para utilizá-lo, basta saber o seu peso e a sua altura e inseri-los na fórmula. A fórmula dada é a seguinte:
___________________peso_(em quilogramas)___________________ altura x altura (em metros)
Confira um exemplo para esse cálculo: uma pessoa pesa 57 quilos e mede 1,54 metros de altura. Logo, o seu IMC será: 57 Kg = 24,03 Kg/m2
(1,54)2 m
Ou seja, de posse do valor exato de sua altura, multiplique-o pelo mesmo valor (ou eleve-o ao quadrado). Depois, divida o valor de seu peso pelo quadrado de sua altura. A seguir, utilize a tabela abaixo para a classificação:
Portanto, se fôssemos classificar o nosso exemplo nesse quadro, esse indivíduo seria considerado de “peso normal”.
Como qualquer índice, esse também apresenta problemas. Não é porque esse indivíduo é tido como normal pela tabela que ele será necessariamente saudável. Assim como não é verdade que todo indivíduo acima do peso normal apresenta problemas de saúde. Esse índice apenas serve para alertar: caso você esteja acima do peso ideal, é importante que tenha um maior cuidado com a sua saúde, pois os riscos de doenças cardiovasculares e de diabetes, por exemplo, são