A História dos Museus
Pedro Eginio Leites de Alexandre
Lisa Meyer da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em História (HID 0270) – Prática do Módulo III
26/06/2013
RESUMO
Os Museus tem origem na Grécia Antiga, surgem da casa das Musas, por alguns séculos guardam apenas a História de grandes personalidades como Deuses, Musas, Reis, etc... Museus como espaços elitizados e sem uma comunicação recíproca. Museus que atendem a demanda do ser humano que no período dos primeiros hominídeos desenvolveu o habito de colecionar objetos que ganham significados específicos, Apesar destes conceitos ainda serem comuns nos dias atuais os Museus se organizam através de tipologias diferenciadas. Entre estas tipologias são diversas; artes, ciências, história, Etnografia, as necessidades e desafios dos museus diante das especificidades do mundo contemporâneo. Museus como agentes transformadores e por ultimo uma reflexão sobre a função dos Museus, que são espaços sociais que permitem ao homem encontrar-se com os temos e conectar-se ao mundo na construção cultural do seu meio. Palavras-chave: Museus. Memória História. Tipologias.
1 INTRODUÇÃO.
Por meio de este projeto pretende-se desenvolver um estudo amplo, sobre a História dos Museus; Origem dos museus e tipologias museológicas. Além de provocar reflexões sobre o porquê da existência de museus e qual é o papel, destes espaços dentro da sociedade. Este trabalho ainda ilustrará os principais desafios que os museus enfrentam para permanecerem como espaços de memórias, ao mesmo tempo em que necessitam de transformações, para que todas as camadas sociais, independentemente de suas especificidades possam usufruir destes espaços.
Por ultimo pretende-se refletir sobre a função dos museus, para que estes espaços sejam de fato um espelho de pelo menos uma parcela da sociedade. O Museu observado como um espaço de representatividade. Pretende-se ampliar a visão sobre os Museus. Não