Filosofia
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro A; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. ISBN 8576050471.
O texto trata do hitórico da metodologia científica enquadrada na definição de lógica aplicada a ciência.
"" citação direta. citação indireta.
* comentário.
Todavia na condição atual, através de resultados e de pesquisas, tem-se que a ciência é cada vez mais metódica e divide-se em etapas. (p.03)
"A revolução científica propriamente dita ocorreu nos séculos XVI e XVII, com Copérnico, Bacon e seu método experimental, Galileu, Descartes e outros." (p.04)
O conhecimento, é umas das diversas formas de penetração do ser humano na realidade, pois quando um sujeito conhece algum objeto, ele passa a ter sabedoria e saber que esse tal objeto existe. O conhecimento pode ser descoberto através do pensamento, mais nem todo pensamento é conhecimento. (p.05-06)
"O conhecimento científico vai além do espírito, procurando compreender, além do ente, do objeto, do fato e do fenômeno, sua estrutura, sua organização e conhecimento, sua composição, suas causas e leis." (p.07)
*O objeto de estudo do conhecimento científico se torna mais próximo da realidade por se aprofundar bem mais em suas pesquisas/buscas, geralmente metódicas e sistemáticas, chegando a contrariar o conhecimento popular. (p.07)
"O ser humano é cheio de limitações, e a relidade que pretende conhecer e denominar é múltipla e complexa."(p.10)
*O homem além das limitações, tem a dura ineficiência de conquistar a realidade complexa.(p.10)
Qualquer pessoa em seu perfeito juízo, quer estar com a verdade. Pois os mesmos buscam sempre ter a certeza de tudo que fazem ou falam, mas para que isso seja possível, é preciso também ter a avidência, para que algo seja verdadeiro, e possa ser concretizado com a certeza absoluta. (p. 10-12)
"A objetividade é a condição básica da ciência." (p.14)