filosofia
Questões 1 á 3.
1- Guilherme disse assim “A vida da ciência é difícil, e é difícil distinguir aí o bem do mal.” Então para ele a ciência não era algo concreto, algo fácil de lidar, muito menos de distinguir o bem do mal.
2- Quando ele fala “mas são muitos seguros de seus erros” é como se Guilherme fizesse uma critica ao modo em que se estudava/praticava a teologia em Paris.
3- Ao pregar a separação entre a religião e a razão, ele traçou uma linha divisória entre os assuntos da fé e da razão e permitiu libertar a filosofia, berço comum de todas as ciências, da teologia.
Atividades – páginas 363
Revendo o capitulo - questões 1 á 4.
1- A decorrência é que, segundo Platão, o demiurgo do Bem, movido pelo desejo de compartilhar o mundo das idéias, criou este mundo com uma matéria pré-existente
2- Criou uns dos primeiros modelos de classificação. Ele organizou os seres vivos em aquícola, terrícolas, e aericolas, utilizando como critério o ambiente em que esses seres viviam.
3- A partir dessa hierarquia, o mundo supra lunar - constituído pelos céus e corpos perfeitos - se enquadra na astronomia envolvendo tudo o que há no universo, diferentemente da física, enquadrada no mundo sublunar - região da Terra que embora imóvel seja o local dos corpos em constante mudança e, portanto perecíveis- que envolve, portanto coisas dos dia-a-dia como movimentos, gravidades, temperaturas, todas essas envolvendo mudança dos corpos, de alguma maneira.
4- Arquimedes utilizava a investigação e aplicação prática das ciências, diferente da ciência grega, que era mais voltada para a especulação racional e desvinculada da técnica, e acreditavam que essa tendência deveria prevalecer durante a Idade Média.