Filosofia
Capitulo III
Eu Dentro eu Fora.
Rene Descarte pensador do Século XVII é considerado o fundador da Filosofia moderna.
Descartes considerou que tudo que consideramos real pode-se ser um sonho ou talvez estamos sendo enganado por um Deus mau que faz com que olhamos e palpamos, pensando que é real e na verdade estamos sonhando.
Descartes chamou de METODICA SUA FORMULA DE DUVIDAR OU ACHAR UM CAMINHO. Mesmo não tendo um Deus Maligno ou acreditar que tudo é um sonho eu acredito que eu Existo (se duvido ou Sonho).
Toda vez que imagino logo existo, ou penso não so no sentido de raciocinar mas de duvidar, tudo pode ser ilusão mas existo com ou sem elas.
Segundo Descarte a alma é uma realidade separada e totalmente distinta do corpo, (alma separada do corpo) considerando que a alma é uma coisa pensante (res cogitans), na qual só consigo chegar ao conhecimento\razão através da imaginação, pensamento seguido por duvidas onde cada um pensa por si mesmo pela sua objetividade ou subjetividade dando então a continuidade do mesmo EU, mesmo que por mudanças e com o passar do tempo continuara o mesmo. Já para Hume que já segue uma linha filosófica empirista (experiências), conhecendo o objeto e tendo então percepções e sensações através dos sentimentos, com frio, calor – sendo que o Eu vai ser uma ficção pra Hume pela linguagem onde tem um sujeito que faz essa ações.
Quando Descartes diz pensar ele coloca a ação de duvidar, sonhar ou até mesmo perceber. Dando ênfase na questão de que minha alma é separada e totalmente distinta do corpo.
Voltando á questão do EU, possuímos uma certa identidade que dura por muito tempo podendo dizer até a nossa morte. (localizador verbal). Pois digo que sou EU para mim e continuo sendo o mesmo EU para outros (me mantenho através do tempo).
Levando em consideração minhas percepções e sensações. O que percebo, eu percebo além desse mundo interno que percebe o