Atenção Farmacêutica
O Método Dáder propõe um procedimento concreto, no qual se elabora um estado de situação objetivo do paciente. Deste, derivam-se as intervenções farmacêuticas correspondentes, nas quais cada profissional clínico conjuntamente com o paciente e seu médico decidem o que fazer em função dos conhecimentos e condições particulares que afetam cada caso.
O procedimento de atenção farmacêutica consta das seguintes fases:
- Oferta do Serviço;
- Primeira Entrevista;
- Estado de Situação;
- Fase de Estudo;
- Fase de Avaliação;
- Fase de Intervenção;
- Resultado da Intervenção;
- Novo Estado de Situação;
- Entrevistas Sucessivas.
Figura 1: Diagrama de fluxo do processo do método Dáder.
Tipos de Serviço
Desenvolvimento da assistência e atenção farmacêutica através do acompanhamento farmacoterapêutico dos pacientes, com ações de farmacovigilância, prevenção, redução e resolução dos PRMs (problemas relacionados ao medicamento) potenciais e reais.
Figura 2. Classificação de PRM do Segundo Consenso de Granada
Aspectos regulatórios da atenção farmacêutica
Com base na RDC nº 44 / 2009, entende-se por serviço de atenção farmacêutica o acompanhamento e a avaliação da eficácia do tratamento prescrito, a promoção do uso racional de medicamentos, a atenção farmacêutica domiciliar, a aferição de parâmetros fisiológicos (ex.: aferição de pressão e temperatura), parâmetro bioquímico (teste de glicemia capilar) e administração de medicamentos (nebulização, aplicação de injetáveis).
Seção I - Da Atenção Farmacêutica
Art. 63. A atenção farmacêutica deve ter como objetivos a prevenção, detecção e resolução de problemas relacionados a medicamentos, promover o uso racional dos medicamentos, a fim de melhorar a saúde e qualidade de vida dos usuários. §1º Para subsidiar informações quanto ao estado de saúde do usuário e situações de risco, assim como permitir o acompanhamento ou a avaliação da eficácia do tratamento prescrito por