filosofia
Vivemos numa sociedade onde quem tem uma condição de pagar estudos, tem uma facilidade maior de ter um bom emprego, uma vida estavel e até ser bem sucedido em sua vida. Porque quem paga, tem direitos, direitos de cobrar, de exigir, de ter satisfações. O próprio colégio, ja sabendo dessas cobranças, ja se previne sendo rigidos com seus alunos, impoe regras e limites, e cobra de seus alunos e professores, onde esses mesmo acabam se acostumando com essas regras e aprendem mais, e consequentemente se sobressaem em faculdades públicas, provas do ENEM, etc.
Ja a realidade de um ensino médio comum, começa ja nas escolas, sem regras, sem limite, tantos para os alunos como para os professores, os prefessores estão desmotivados, não são reconhecidos nem valorizados, não tem um superior para cobrar, ajudar, para debater, dar uma assistencia, então o professor tambem nao cobra de seu aluno, se o aluno não quer aprender, não tem interesse, o professor não procura novas habilidades para prender sua atenção, porque ele tambem não tem essa atenção de nenhum superior.
Quanto a sociedade a comportar tamanha desigualdade, infelizmente, é aquele velho ditado, " Quem pode mais, chora menos". Ou você vem de uma estrutura boa, com bons estudos, ou vc é super inteligente, que mesmo com todo esse processo que a sociedade sofre, consegue se sobressair por mérito próprio, e quem sofre com esses problemas, resta apenas ter sorte em sua vida profissional. podemos sim viver num mundo melhor, podemos mudar o mundo, mais temos um árduo processo de mudança, mudar as pessoas, conseguindo isso, ja seria um grande passo.