Categorias da narrativa
Ação
Espaço
Tempo
Personagem
Narrador
Ação
A ação é constituída por sequência narrativas (acontecimentos) provocadas ou experimentadas pelas personagens, que se situam num espaço e decorrem num tempo, mais ou menos, extenso.
A ação é fechada quando se conhece o desenlace da história; e é aberta sempre que se verifica o contrário.
Encadeamento: as sequências narrativas seguem uma ordem cronológica, em que o final de cada uma é o ponto de partida da seguinte: Apresentação, desenvolvimento e a conclusão.
Encaixe: uma (ou mais) historia é introduzida no interior da que estava a ser narrada, a qual é, por isso, interrompida, sendo prosseguida mais tarde.
Alternância: uma vez que a escrita é linear, não é possível contar várias histórias em simultâneo. Daí que sejam narradas alternadamente, ou seja, uma história é interrompida para dar lugar a outra(s) de origem diversa, que, por sua vez, fica(m) em suspenso, cedendo o seu lugar e assim sucessivamente.
Espaço
O espaço não se resume apenas ao lugar onde o(s) evento(s) se realiza(m), possuindo também uma dimensão social e psicológica importante para a interpretação textual.
Espaço físico: consiste no espaço real (geográfico; interior e exterior) onde os acontecimentos ocorrem. As referências ao espaço físico conferem verosimilhança à história narrada.
Espaço social: consiste no ambiente social vivido pelas personagens (ver personagens-tipo) e cujos traços ilustram a atmosfera social (características culturais, económicas, políticas…) em que se movimentam.
Espaço psicológico: corresponde às vivências íntimas, pensamentos, sonhos, estados de espírito, memórias e reflexões das personagens e que caracterizam o ambiente a elas associado.
Tempo
As sequências narrativas ocorrem durante um tempo que pode ser, mais ou menos extenso e que abarca varias aceções.
Histórico: consiste na época ou período da história em que se desenrolam as sequências narrativas.
Da