Esportes Japoneses
Antes da introdução dos esportes ocidentais, no Japão se praticava as artes marciais, que surgiram no século XII e se difundiram principalmente entre as classes guerreiras, como o kendo (espada japonesa), jiu jítsu (do qual se originou o judô) e kyudo (arco e flecha), entre outros.
Para os japoneses, a prática esportiva é tão importante que foi instituído o Dia dos Esportes, feriado nacional, comemorado na 2a segunda-feira de outubro.
O sumô, com cerca de 2.000 anos de história, é considerado o esporte nacional do Japão. É, também, o mais popular do país. Os campeonatos atraem multidões aos ginásios, as emissoras de TV transmitem as lutas ao vivo, e jornais rádios e televisão dedicam amplos espaços nos noticiários. Os lutadores são alvos de grande admiração e respeito por toda a população. Bastante popular no país oriental o esporte é ensinado nas escolas, academias e é o principal desporto na nação.
Futebol no Japão
Paixão de massas no mundo inteiro, o futebol no Japão, de esporte pouco conhecido e praticado no país há poucos anos atrás, passou à atual condição de terceiro esporte mais popular do país, conquistando prestígio e milhões de torcedores no arquipélago, principalmente após a Copa de 2002 – a primeira realizada na Ásia e a primeira sediada por dois países: o Japão e a Coréia do Sul.
Há registros de que o futebol chegou ao Japão em1868-1912, época na qual o país abriu-se a influências ocidentais num intenso