filosofia
01 )
O Raciocínio (ou raciocinar) é uma operação lógica discursiva e mental. Neste, o intelecto humano utiliza uma ou mais proposições, para concluir, através de mecanismos de comparações e abstrações, quais são os dados que levam às respostas verdadeiras, falsas ou prováveis. Das premissas chegamos a conclusões.
Foi pelo processo do raciocínio que ocorreu o desenvolvimento do método matemático, este considerado instrumento puramente teórico e dedutivo, que prescinde de dados empíricos.
Através da aplicação do raciocínio, as ciências como um todo evoluíram para uma crescente capacidade do intelecto em alavancar o conhecimento. Este é utilizado para isolar questões e desenvolver métodos e resoluções nas mais diversas questões relacionadas à existência e sobrevivência humana.
O raciocínio, um mecanismo da inteligência, gerou a convicção nos humanos de que a razão unida à imaginação constituem os instrumentos fundamentais para a compreensão do universo, cuja ordem interna, aliás, tem um caráter racional, portanto, segundo alguns, este processo é a base do racionalismo.
Logo, resumidamente, o raciocínio pode ser considerado também um dos integrantes dos mecanismos dos processos cognitivos superiores da formação de conceitos e da solução de problemas, sendo parte do pensamento.
2)Nós elaboramos nossa filosofia de vida com a vida.
Adquirindo a concepção do que é a vida e de como devemos vivê-la, a partir das nossas experiências diárias, aprendidas nas relações que estabelecemos com a família, o trabalho, a sociedade e a cultura. Tudo isso intera a nossa realidade e a forma como optamos viver a vida no mundo que nos cerca.
A filosofia de vida interfere nas atitudes, (modo de agir e reagir), a tudo que nos acontece em todos os aspectos na nossa vida particular e coletiva.
Filosofia de vida é como um norte; como um senso crítico; como algo que nos guia e dá segurança para