Filosofia
- Poliedros- São todos os sólidos que tem superfícies planas.
Neste grupo podemos observar três outros conjuntos de sólidos: os prismas, as pirâmides e os outros poliedros.
Para dar nome a cada um dos sólidos, quer prismas quer pirâmides, basta acrescentar a esta designação o nome relacionado com o número de lados do polígono da base. Ou seja, para o sólido seguinte damos o nome de prisma (pois tem duas bases e as faces laterais são retângulos) triangular (pois o polígono da base é um triângulo).
Uma relação válida para todos os poliedros que iremos referir, é a Relação de Euler, descoberta pelo matemático suíço Euler:
n.º faces + n.º vértices = n.º arestas + 2
Para o sólido anterior: 5 + 6 = 9 + 2 ou seja, 11 = 11
Em alguns poliedros, todas as faces são polígonos regulares geometricamente iguais e em cada um dos seus vértices encontra-se o mesmo número de arestas. A estes poliedros chamamos Poliedros Regulares. Estes são também conhecidos por Sólidos Platónicos.
. Os prismas são sólidos que possuem duas bases iguais e as suas faces laterais são paralelogramos (polígonos com quatro lados em que dois a dois são paralelos e com igual comprimento).
. As pirâmides são sólidos que possuem uma base e as suas faces laterais são triângulos.
. Outros poliedros
- Não Poliedros- São os sólidos que possuem pelo menos uma superfície curva.
Esfera
Cone
Cilindro
Outros
Cerca de 600 A.C. nas colônias gregas da Jônia, na costa oeste da Turquia, surgem dois dos principais matemáticos gregos: Tales de Mileto e Pitágoras de Samos, responsáveis pelo impulso inicial que faria da matemática grega um marconos conceitos de geometria, aritmética e álgebra. Tales de