Análise do estudo de caso natura
Este trabalho final tem como objetivo analisar as estratégias da Natura Cosméticos S.A., bem como sua visão e missão, se estão de acordo com as recomendações feitas para se redigir esses textos, suas forças competitivas com base nas definições de Porter e também uma avaliação do ambiente externo e interno da empresa.
Para isso foi lido um estudo de caso da Natura onde é apresentado um cenário com bastante informações, com seu histórico, estratégias de negócio, sobre seus concorrentes e um visão geral do mercado de cosméticos no Brasil.
As questões solicitadas foram respondidas em tópicos, algumas agrupadas mas com a intenção de apresentar e responder com clareza da melhor forma possível. E para finalizar um resumo é apresentado do que foi falado nos tópicos na conclusão final do trabalho.
II. Missão e Visão Natura Cosméticos
Navegando na página da Natura Cosméticos, encontramos as seguintes definições para sua Visão e Missão de empresa:
Visão
“A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.”
Missão
“Nossa razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem.”
Analisando essas definições estabelecidas pela Natura, em relação ao conteúdo estudado sobre visão e missão de uma empresa, podemos dizer que o texto se adequa ao propósito desses específicos elementos de um planejamento.
A visão é a definição de um futuro que a empresa pretende alcançar, as ambições que ela tem e objetivos que pretende atingir. Vemos que a Natura cita um presente, que são suas atitudes atuais justificando o futuro que almeja. A Natura está presente não só no Brasil, mas também em sete países da