Filosofia
Cosmogenia - > Estudo da origem do mundo.
Teogonia -> Origem dos deuses.
Genealogia -> Estudo da origem do parentesco.
7 - Qual era o objeto de estudo comum aos filósofos pré socráticos?
Os pré-socráticos, também chamados naturalistas, tinham como escopo especulativo o problema cosmológico e buscavam o princípio (ou arché) das coisas.
Com a questão do princípio fundamental único entrando em crise, surge a sofística, e o foco muda do cosmo para o homem e o problema moral.
9 - O que caracterizava uma pessoa ser chamada de cidadão no período clássico grego?
Habitantes do sexo masculino, adultos e que não sejam estrangeiros ou escravos:
Eupátridas – Grandes proprietários de terra, que tinham acesso a cidadania e ocupavam os principais cargos políticos e administrativos; Eram os considerados “bem nascidos”, filhos da elite.
Thetas -> Demiurgos – Comerciantes, artesãos ou militares que enriqueciam ao longo da vida, e então, passavam a participar da política da cidade.
Georgoi – Pequenos proprietários e camponeses que viviam em péssimas condições e tinham papel secundário na política.
11 - Descreva as etapas do método socrático para o alcance do autoconhecimento.
Primeiro, através de uma dialética, Sócrates induz o indivíduo a expor seus argumentos acerca de determinado assunto. Sendo estes argumentos errados, Sócrates, utilizando-se da ironia, leva o seu interlocutor à aporia, um estágio de "não passagem" onde o interlocutor vê o seus argumentos completamente "destruídos" e acaba por não ter saída para explicar o assunto proposto e assim encontrar a verdade.
Segue-se a segunda etapa do método socrático, marcada pela maiêutica. Após constatar o seu erro, o indivíduo está finalmente pronto para "parir idéias" e é Sócrates quem o ajuda a dar à luz à essas novas idéias.
Com o nascimento das novas idéias, é possível que se