Filosofia
Particular de competência; sobre esta esfera busca adquirir informações válidas,
Precisas e ordenadas.
Comente a definição de Filosofia, explicando o seu método e o seu objeto próprios.
A filosofia estuda tudo, pode ser entendida com o surgimento de uma nova ordem do pensamento, por outro lado a filosofia trata de problematizar o porquê das coisas de maneira universal, isto é, na sua totalidade. Buscando explicações para a origem de tudo nos elementos naturais e primordiais (água,fogo,terra e ar) por meio de combinações e movimento.
2. O método da filosofia é essencialmente “raciocinativo”, embora não exclua algum
Momento intuitivo (quer na fase inicial, quer na final).
Faça a diferenciação entre “raciocínio” e “intuição”, exemplificando cada um dos
Conceitos.
Raciocínio: O que nos leva as duvida, escolhas uma opinião distinta e temos que optar pela razão. Quando temos uma intuição e em poucos minutos,começamos a raciocinar sobre ela, e tirarmos nossas próprias conclusões.
Intuição: momento rápido,quando você sente algo diferente, quando uma mãe presente que o filho não está bem, ela sente uma sensação diferente,e depois deste momento começa a raciocinar.
3. Exponha e explique, exemplificando, o processo cognitivo da indução e o processo da dedução.
Indução: do particular ao universal teoria geral que explica e subordina todos esses casos particulares. A definição ou a teoria são obtidas no ponto final do percurso. E a razão também oferece um conjunto de regras precisas para guiar a indução; se tais regras não forem respeitadas, a indução será considerada falsa. A indução acontece quando algum objeto passa por algum processo. Dedução:do universo ao particular, você já identifica o que o objeto por ex o quadrado todos já sabem a fórmula dele. Como o quadrado todos sabem que a fórmula dele é quadrada e não tem como mudar.
4. A Filosofia não está voltada