Protocolo hdlc
O modelo OSI, desenvolvido pela ISO, para padronização de protocolos divide-se em sete camadas (níveis) de serviço, sendo que neste trabalho o objeto de estudo será um protocolo de comunicação utilizada no nível dois, nível de enlace de dados, o protocolo HDLC (high-level data link control).
O primeiro nível, ou nível físico, é responsável por levar uma seqüência de bits do transmissor ao receptor. Nessa camada são estabelecidos os níveis elétricos que representam os bits, é definida a taxa de transmissão, o formato e número de pinos nos conectores, atenuação máxima e outras características elétricas e mecânicas. No entanto, a camada de nível físico oferece um mecanismo de transporte de dados não confiável do ponto de vista de erros de transmissão. Tais erros podem ser causados por uma série de razões: ruído eletromagnético, falha na sincronização do receptor em relação ao transmissor, ou defeito nos componentes que programam os circuitos de transmissão e recepção.
A camada de enlace de dados é a segunda na hierarquia, imediatamente acima da primeira camada, no modelo de referência OSI / ISO para padronização de protocolos. A principal finalidade da camada de enlace é programar mecanismos de detecção e recuperação de erros, oferecendo, desse modo, aos níveis superiores, um serviço mais confiável. Outras funções desta camada incluem: o estabelecimento de uma conexão e procedimentos que permitem o uso eficiente dos meios de transmissão.
Principais características:
Protocolo orientado a bit
Utilizado na recomendação X.25
Modo de operação síncrona
Pode operar em modo de resposta assíncrona nas duas direções, com ambos ETD e ECD
Desenvolvendo uma função primária e secundária
Transmissão half-duplex e full-duplex:
Suporta configurações ponto-a-ponto e multiponto
Opera em linhas privadas ou discadas
Transmissão de dados através de frames:
Transparência dos dados garantida pela técnica bit stuffing
Utiliza o método de sliding window