filosofia
O QUE É FILOSOFIA?
FILOSOFIA do grego: “PHILOS” (amor, amizade) e “SOPHIA” (sabedoria).
É uma disciplina, ou uma área de estudos, que envolve a investigação, a análise, o debate, a formação, a reflexão e a construção de ideias numa situação geral, abstrata ou fundamental.
Origina-se da inquietação gerada pela curiosidade humana em compreender e questionar os valores e as interpretações aceitas sobre a sua própria realidade.
A partir da filosofia, surgiu também a CIÊNCIA.
“Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às ideias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política por útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes”.
(CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. SP: Ática, 2008)
A FUNDAÇÃO DO PENSAMENTO RACIONAL DO OCIDENTE
A filosofia e a ciência surgem quando se abandona o mito, substituindo-o pela explicação racional.
Utilizamos a expressão “explicação racional” para traduzir o termo grego “logos”.
A filosofia surge então, quando o logos substitui o mito na função de explicar a realidade em toda a sua complexidade: o universo físico, a natureza individual humana e a convivência social.
A filosofia surge por volta do século VI a.C.
Então, que tal começarmos refletindo sobre em que consiste o pensamento racional? E por que a filosofia nasceu na
Grécia e não em outra sociedade qualquer do mesmo período?
Só uma compreensão adequada disso, nos permitirá compreender a originalidade e o vigor com que os filósofos gregos investigaram os problemas do universo físico, do homem e