Filosofia
Na teoria, a Filosofia está no direito com o objetivo de promover um despertar a novas formas de olhar e pensar sobre uma determinada situação na sociedade, visando não mais uma quietude/conformismo perante situações que poderiam ser questionadas, podendo inclusive quem sabe ate modificadas.
A Filosofia nos conduzirá a nos questionarmos em relação a um todo visto, ouvido e vivido, sobre o que é certo, ou o que é errado, vale ressaltar que pra mim, eles são sempre questionáveis, em toda história há sempre duas vertentes ou como comumente dito, dois lados.
Então como iniciantes do curso de Direito, vejo a necessidade de se buscar mais a fundo sobre cada fato existente, sobre o questionar, o por que de tal situação, se de fato isso é ou não relevante, no que isso irá acarretar, pois, assim como toda ação gera uma reação, vejo, que tudo deve ser pensado e analisado melhor antes de se falar ou de se tomar uma atitude, para que não aconteça de provocar uma reação contrária a esperada. Ou seja, procurar agir com justiça, ainda que isso vá de em contra à aquilo que “normalmente” é considerado permitido.
A filosofia nos prepara a estar sempre prontos a superar os desafios, assim é que estou vendo a disciplina, como ela instiga a pensar diferente do já visto, porque pensar igual ao todo é sempre o mais fácil, mas nem sempre é o mais certo, e por não haver tais questionamentos e busca pelo entendimento e a diferença é que nunca há de fato uma mudança, pois se não existe um questionamento diferente do já visto, é que algumas situações simplesmente não andam, mas se arrastam, é justamente por não haver essa voz ativa, que a mesma vem com o objetivo de trabalhar a procura do entender o porque de tal comportamento, de tal atitude do ser humano e a sociedade.
Precisamos da inquietude pela busca, da crítica, com o objetivo sempre de alcançar o alvo proposto: “a melhora” do ser humano. Haja vista que assim como já lido